Trabalhos de Rafael Diniz para a cadeira de Fundamentos de Computação Gráfica


Trabalho 1 - Imagem

O trabalho tem como objetivo segmentar os jogadores de futebol sobre o campo durante uma partida.

Para esse propósito foi feita a aplicação de filtros para processamento digital de imagens de forma a possibilitar um algorítmo simples que segmenta os jogadores de futebol do campo de futebol.

O arquivo de entrada é uma imagem de uma partida de futebol com jogadores e o campo de futebol ao fundo. Nessa imagem é aplicada primeiramente uma mudança do espaço de cor, de RGB para HSV, de forma a permitir que todas as operações sejam feitas somente utilizando-se a componente de luminância da imagem (no caso do HSV, o canal V). Após essa transformação, são aplicadas iterações de um filtro gaussiano e iterações do filtro da mediana, ambos com uma janela de 3x3 pixels, número de iterações especificadas como parâmetro para o software e operando somente na componente de luminância da imagem.

Após essa etapa é aplicado um filtro de detecção de bordas, no caso o filtro de Sobel. É importante ressaltar que o objetivo da aplicação dos dois filtros de redução de ruído, filtro da mediana e gaussiano, é de suavizar a textura do campo de futebol de forma a deixá-lo uniforme, fator que é importante para a eficiência do filtro de Sobel.

A imagem de saída após a aplicação do filtro de Sobel é então utilizada como uma máscara para o algorítmo de detecção dos jogadores, que copia os valores dos pixels da imagem original para a imagem de saída do software caso o valor do pixel da máscara seja superior a um limiar estabelecido.


Foto em alta definição do jogo Espanha versus Tahiti que ocorreu no Maracanã pela Copa das Confederações de 2013.



A mesma imagem após o processamento realizado pelo software produzido para o trabalho:

Relatório do Trabalho: T1_rafaeldiniz.pdf

Pasta com as imagens utilizadas para os testes: images/
Código fonte do trabalho:
- fcg-t1.zip

- Acesso direto aos arquivos individualmente

Para compilar:
$ make

Para executar:
$ ./t1 imagem_de_entrada.ppm imagem_de_saida.ppm <numero_iteracoes_mediana> <numero_iteracoes_gaussiano>


Para converter imagens para o formato PPM foi utilizado o software Gimp. Deve ser selecionada a opção Exportar, colocada a extensão .ppm no nome da imagem, e escolher a opção Crú quando aparecer a janela perguntando a respeito da Formatação dos dados a ser utilizada.


Voltar à pagina dos trabalhos.