/ projects /

Máquina de Apresentação NCL/SMIL para Sistemas de TV Digital

begin: 2007
end: 2008

Em julho de 2006, foi firmado um acordo entre o CWI (instituto onde a linguagem SMIL foi concebida), o Laboratório TeleMídia da PUC-Rio (universidade onde as linguagens NCL e Lua foram concebidas) e o W3C (World Wide Web Consortium), no sentido de dotar seus players (interpretadores ou formatadores das lin-guagens NCL e SMIL) com a capacidade de dar suporte a ambas as linguagens. Nesse sentido, um dos objetivos deste projeto é seguir nesta direção, propondo, se não a unificação das duas linguagens em um novo padrão internacional W3C, pelo menos a definição de perfis das duas linguagens que poderiam ter suporte em um middleware declarativo comum. O uso da máquina de apresentação GINGA-NCL não apenas no SBTVD-T, mas também em sistemas IPTV e Internet TV possibilitaria a construção de um único terminal de acesso com suporte a todos os sistemas, barateando o custo para o consumidor final (o cliente telespectador). Assim, um segundo objetivo deste plano de pesquisa é estender a utilização da máquina de apresentação Ginga-NCL para, além do uso em sistemas de TV Digital terrestre, poder também ser utilizada em sistemas de IPTV e Internet TV.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.